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TUTORIAL ATC conversa entre CMDT e CONTROLE


ALFABETO FONÉTICO

A: Alfa N: November 
B: Bravo O: Oscar 
C: Charlie P: Papa 
D: Delta Q: Quebec 
E: Echo R: Romeu 
F: Foxtrot S: Sierra 
G: Golf T: Tango 
H: Hotel U: Uniform 
I: India V: Victor 
J: Juliet X: X-Ray ou Xingu
K: Kilo Y: Yankee 
L: Lima W: Whiskie 
M: Mike Z: Zulu 
 


TUTORIAL ATC

 Olá Pilotos!
    A pedido de um Cmdte do grupo
fizemos este modesto tutorial ultra super básico de fraseologia
aeronáutica para ser usado nos vôos controlados do portal, está
confeccionado de maneira simples e em ordem de
utilização.

A saber, o tutorial envolverá fraseologia de
controle solo, torre, aproximação e centro, mas de uma forma
adequada a realidade do nosso grupo,  não utilizaremos
cartas aéreas a não ser que o cmdte queira.

Antes, uma breve explicação sobre o ATC:
SOLO (GND): Responsável por emitir
autorização de plano de vôo, push-back, acionamento e taxiamento no
aeródromo. (obs: na falta de GND a TWR assume o controle)

TORRE (TWR): A função da TWR é
controlar o tráfego dentro da zona de tráfego do aeródromo, mantendo
a separação e sequenciamento entre as aeronaves para decolagem,
também é  atribuição da TWR a designação dos procedimentos em
uso para pouso, estando atento as condições meteorológicas, e sempre
coordenando com o APP a escolha do procedimento mais adequado para o
tráfego  de chegada no aeródromo.

APROXIMAÇÃO (APP): Responsável por
controlar as saídas e chegadas das aeronaves na área de
aproximação.

CENTRO (CTR):  O CTR é o órgão
responsável por prestar o serviço de controle de tráfego aéreo nas
aerovias e em outras parte do espaço aéreo  definidas para
previnir colisões e coordenar o fluxo de tráfego. O CTR tambem emite
as autorizações de plano de vôo que são repassadas aos seus
subordinados  operacionais.

Abaixo segue um MODELO de fraseologia. Acor azul é o GND, verde é a TWR,
marrom é APP, vermelho é CTR,  preto é o CMDTE, para
você notar a diferença. ok?

(*) asterisco,  ver glossário
abaixo

IMPORTANTE: COTEJE(*) SEMPRE (confirmando as orientações e
respondendo ao ATC)

Solo Salvador, Bom dia, PT-HJC.
PT-HJC, Bom dia, prossiga.
Solo Salvador, PT-HJC estacionado no pátio em frente
a TWR, portão 3, solicitou FL350(*) para
Brasília pela UW10(*), plano de vôo enviado.(*)

PT-HJC, plano recebido, aguarde
liberação.

PT-HJC, pronto para copia?
O PT-HJC está pronto para
cópia.

PT-HJC, autorizado Brasília pela UW10,
nível 290, após decolagem, HDG 270(*) ao
cruzar nível 060 na proa da pista para interceptar  a
radial  250º do VOR 115.40.(*)
coteje.

Autorizado  Brasília pela UW10,
nível 290, após decolagem, HDG 270 ao cruzar nível 060 na proa da
pista para interceptar a radial 250  do VOR 115.40,
PT-HJC.

PT-HJC, cotejamento correto chame para
push-back(*) e acionamento.

Chamará para push-back e
acionamento.

PT-HJC para push-back e acionamento.
PT-HJC, autorizado push-back e
acionamento, pista em uso 18, temperatura 28, ajuste altímetro 1012.
Chame para táxi.

Chamará para táxi o PT-HJC.
PT-HJC pronto para táxi.
PT-HJC, livre táxi até o ponto de
espera da pista 18,(*) via táxi Mike.
Ventos 110 com 05, Temperarura 28, ajuste 1012, reporte no ponto de
espera da cabeceira 18.

Torre Salvador, PT-HJC no ponto de
espera da cabeceira 18.

PT-HJC, autorizado ingressar e alinhar
na 18.

Ingressando e alinhando na 18,
PT-HJC.

PT-HJC, livre decolagem pista 18,
ventos 110 com 05 nós, visibilidade 8 Km, 21º C, ajuste
1012.

Rolando na 18, PT-HJC.
Controle Salvador, PT-HJC decolou na pista 18, cruza
6.000 pés, curvando direita 270 para interceptar  a radial 250
do VOR 115.40.

PT-HJC, sob vigilância radar, suba
direto para o FL290 reporte ao CTR  Brasília  passando o
FL180.

PT-HJC reportará CTR Brasília cruzando
180, obrigado.

CTR Brasília, bom dia, PT-HJC cruzando FL180
subindo ao nível 290 na  UW10.

PT-HJC, bom dia, mantenha velocidade
acima de 250 IAS, reporte nivelado no 290.

PT-HJC reportará nivelado 290.
CTR Brasília, PT-HJC nivelado 290.
PT-HJC, inicie descida para
FL120.

PT-HJC, descendo a FL120.
PT-HJC, sintonize VOR BRS 115.90 curso
280º, para aproximação em Brasília.

VOR BRS 115.90 curso 280º,
PT-HJC.

PT-HJC, contato radar, 40 milhas leste
de Brasília, desça para o nível 070, com restrição de 250
IAS, para pouso na pista 11, vigilância  radar.

PT-HJC descendo a FL070 para pouso na
11.

PT-HJC, aproe HDG 284, sintonize
ILS(*) 110.30 CURSO 104º, pista 11,
inicie descida para 5.200 pés.

ILS 110.30 curso 104, descendo FL052
para pouso na 11, PT-HJC.

PT-HJC, curve
 esquerda  194 para perna base, contate torre de Brasília
estabilizado no Localizador proa 104º.

Torre Brasília, PT-HJC estabilizado no
Localizador, ILS 110.30, curso 104º, 5.200 pés, 160 IAS, para pouso
na 11.

PT-HJC, ventos na proa 107 com 6
nós, visibilidade 5 km, parcialmente encoberto em 2.000 pés, chuva
leve, 23º C, ajuste altímetro 1024, reporte na final baixado e
travado.

Reportará na final baixado e travado o
PT-HJC.

Torre Brasília, PT-HJC na final
baixado e travado.

PT-HJC,
livre pouso, pista molhada, chame solo Brasília 
AO LIVRAR PISTA A
DIREITA.
(*)

Solo Brasília, PT-HJC livrou pista a
direita, aguardando liberação de táxi aos portões para
desembarque.

PT-HJC, livre táxi até o gate 2, via
táxi H, próxima a direita, chame para corte e
desembarque.

Chamará para corte e desembarque,
PT-HJC.

PT-HJC, mantenha posição tráfego à
frente, Airbus A330.

Ciente, mantendo posição,
PT-HJC.

PT-HJC, prossiga
no taxiamento.

Prosseguindo em táxi,
PT-HJC.

Solo Brasília, PT-HJC para corte e
desembarque.

PT-HJC, autorizado corte e desembarque
dos passageiros.

Obrigado, bom dia, 
PT-HJC.

Bom dia.

Não é bem um
tutorial,  é mais um croki que poderá perfeitamente 
variar uma coisa ou outra
PEQUENO GLOSSÁRIO
- (Referente ao asterisco (*) )
FL350:- Refere-se
a altitude que o cmdte  fará o Vôo , ou seja  35.000
pés ------- tambem se diz NIVEL.
UW10:- Aerovias ( estradas
imaginarias  no espaço aereo )
PLANO DE VÔO ENVIADO:- este
plano é a abertura de HORAS DE VÔO  pelo CHAT " Veja em--(
Clique aqui
Banco de
Horas
)
HDG 270º:-  hdg e a
direção que a frente da aeronave  deve ir referente à
Bussola  ou Magnética , aqui seria a 270º graus
RADIAL 250º DO VOR
115.40:-    aqui diferente do HDG, que as vezes pode
ser na mesma direção voce ajustará o curso( observe no painel de sua
aeronave tem um local para ajusta o CURSO  e um para HDG), ...
Leia mais sobre instrumentos ok.
COTEJE:-    quer dizer (repita
tudo que lhe falei) isto é feito devido problemas, às vezes na
fonia ( radio) , para ver se voce entendeu , pois na aviação um erro
é fatal
PUSH-BACK:-    Dar
a RÉ  na aeronave, usamos comando no teclado 
SHIFT+P para acionar  RÉ  e parar. ( no mundo real
tem um veiculo para dar a RÉ na aeronave )
ILS:-   è a radial com
glide  e frequencia fixa alinhada diretamente com a
cabeceira  da pista de pouso , para pouso por instrumento ,
coloca-se a frequencia do ILS o curso e aciona APP ( veja uma tecla
no painel do piloto automatico com ess nome APP),  leia mais
sobre pouso por instrumento.
LIVRAR PISTA A
DIREITA:-    IMPORTANTE ; na primeira pista de taxi
que tiver a direita ( comforme orientação do controle, as vezes
poderá ser a esquerda) com a eronave em velocidade de taxi saia
da pista totalmente e AGUARDE POSIÇÃO só taxie  com autorização
do controle solo, pois é muito grande o risco de colisão ou
engarrafamento no solo
Quero agradecer a
colaboração do cmdte  PT-ATB

Vôo Controlado (fraseologia padrão)

Plano de Vôo: SBCT>SBSP-SID-ALLAR
1-FL270-STAR ZEKA (HOTEL 2)
Piloto: Torre CTB, boa noite LBB no Gate 03 de
Curitiba ciente informação aeródromo, PV enviado.
Controle: LBB
PV recebido aguarde para liberação e cópia.
Piloto: Ciente
aguarda o LBB.
Controle : LBB está pronto para cópia?
Piloto :
Afirmativo Sr. LBB pronto para cópia.
Controle: Autorizado FL 260
na UW47 para SBSP, subida (SID) ALLAR 1, transponder 3002, altimetro
1019, decola pista 15, coteje.
Piloto : Autorizado FL260 na UW47
para SBSP pista em uso 15, SID ALAR 1, transp 3002, ajuste
1019.
Controle : cotejamento correto, chame para Push back e
Acionamento.
Piloto : Torre Ctb o LBB pronto para P/B e
AC.
Controle : Positivo aut. P/B e Ac chame pronto para taxi
pista 15.
Piloto: Pronto para taxi RWY 15 (pista 15) Sr. (pista
uno cinco).
Controle : Positivo livre taxi até ponto de espera
pista 15 aut. cruzamento da pista 11.
Piloto : Positivo taxi até
P.E da 15 c/ livre cruzamento da 11.
Piloto : LBB no ponto de
espera de 15 Sr.
Controle : Ciente aguarde pouso do
VSP0345.
Piloto: Ciente aguarda, está visual com o
Vasp.
Controle : Após passagem do VSP 0345 livre alinhar e
manter.
Piloto: Livre alinhar e manter após a passagem do
Vasp.
Piloto : Alinhado e pronto LBB.
Controle : Aut decolagem, ventos 120/10, após decolagem curva
esq. no perfil ALAR 1.
Piloto : Ciente livre
decolagem.
Controle : Decolado aos 03, chame o Controle Curitiba
em 119,95 boa noite.
Piloto : Ciente passando para o Controle (ou
para 119,95), uma boa noite.
Piloto : Boa noite Controle (ou para
119,95), é o LBB cruzando 5000 pés na ALAR 1.
Controle: Boa
noite, acione identificação (IDENT).
Controle: CONTATO RADAR
autorizado proa direta de PNG, livre subida para o FL 260, reporte
cruzando FL120.
Piloto : Ciente proa de PNG reportará cruzando o
FL120.
Piloto : Controle, o LBB cruzando FL120.
Controle:
Controle ciente chame o Centro Curitiba em 123,70, bom
vôo.
Piloto : Ciente chamando Centro em 123,70,
obrigado.
Piloto : Centro Curitiba boa noite LBB cruzando o FL
150 para o 260.
Controle: Boa noite LBB vigilância radar reporte estabilizado no
FL260.
Piloto: Ciente chamará estabilizado.
Piloto:
Estabilizado no FL260 na UW47 Sr.
Controle: Ciente chame para
descida.
Piloto: Ciente chamará no ideal para descida
LBB.
Piloto : Centro Curitiba o LBB está no ideal para
descida.
Controle: Autorizado descida para FL120 na proa de RDE
reporte passando o FL160.
Piloto : Ciente descida FL120 proa de
RDE chamará passando o 160 o LBB.
Piloto : Centro o LBB esta
cruzando o FL160.
Controle: Ciente chame o Controle SP em 135,75,
bom pouso.
Piloto : Ciente SP em 135,75 boa noite e
obrigado.
Piloto: Controle SP boa noite, LBB cruzando FL140 para
o FL120 na proa de RDE ciente Delta.
Controle: Boa noite Contato
Radar reporte estabilizado no FL120.
Piloto: Ciente FL120 o
LBB.
Piloto: Controle o LBB estabilizado no FL120.
Comtrole: Ciente
LBB, autorizado a STAR ZEKA, previsto o Hotel 2 p/
Congonhas.
Piloto: Ciente ZEKA com Hotel 2 LBB.
Controle: LBB
reporte ao atingir ZEKA, é o 2 para pouso.
Piloto: Ciente LBBr
eportará ZEKA como o 2 para pouso.
Piloto: Controle LBB atinge
ZEKA.
Controle: Autorizado direita proa 105 e interceptar o
Localizador do HOTEL 2, reporte estabilizado.
Piloto: Ciente
reportara no LOC LBB.
Piloto: o LBB estabilizado no LOC da 17 R
Sr.
Controle: Ciente chame a Torre em 119,50 bom
pouso.
Piloto: Torre Congonhas o LBB passando o externo, baixado
e travado.
Controle: Ciente livre pouso pista 17 R ventos 140/10,
informe no solo.
Piloto: Livre pouso 140 com 10.
Piloto: Solo
LBB.
Controle: Ciente no solo aos 45 informe livrando.
Piloto:
livrou na C o LBB Sr.
Controle: Ciente livre taxi via delta até o
gate 10.
Piloto: Ciente LBB para o Gate 10.
Piloto: Atinge a
posição final de estacionamento no gate 10 para desembarque e
encerramento LBB.
Controle: Positivo PV encerrado tenha uma boa
noite LBB.
Piloto: Muito obrigado, boa noite e bom serviço
Controle!

QUER SER PILOTO....Filme feito por PT-CBS, PT-NKR e PT-LAS

727-200 por PT-CBS

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